Páginas

Dicas de Estudos - Volta às aulas

Ano começando e, sim, as aulas também.
No último ano, com certeza, uma das coisas que mais me chamou atenção em relação a minha vida foi o estudo. Eu nunca fui de tirar notas baixas, sempre fui muito rigorosa comigo mesma. Mas o que todo mundo procura é o acréscimo, não é? Sempre aprender mais, conhecer mais, saber mais (e mesmo assim continuamos a saber muito pouco... haha!). Então, hoje eu trouxe algumas dicas que funcionam comigo e podem funcionar com vocês. 
1. Organize-se!
Sem sombra de dúvidas, a organização é a base de tudo. Tanto a organização do ambiente de estudos, quanto o conteúdo em si. Anote o que você tem que fazer  - mas nada de apenas anotar e não seguir, hein!? - e mantenha essas tarefas em dia. 
2. Preste atenção
Prestar atenção na aula é o que vai fazer com que vocês consiga entender o conteúdo, e, consequentemente, fazer as atividades, estudar de verdade e - quem sabe - até gostar da matéria. Mas atenção não é tudo, então, participe da aula, tire as tuas dúvidas (mesmo que você entenda o conteúdo, dúvidas sempre vão surgir) e, se você tiver vergonha, fale com o professor quando não tiver colegas por perto.
3. Faça as tarefas e os exercícios
É nessa hora que você vai perceber se entendeu o conteúdo. Além de aprofundar mais os seus estudos, é claro.
4. Tenha uma rotina de estudos
(Sim, essa dica é a mais difícil de se colocar em prática, na minha opinião. Inclusive, ainda estou trabalhando nessa parte, rs). Mesmo que você estude pra valer um dia antes da prova e tire notas boas, o conteúdo vai te servir exatamente para isso: fazer a prova. Se você quer ter isso na cabeça por um longo período e realmente entender o conteúdo, tenha uma rotina de estudos. Há várias formas de fazer isso, e você pode adaptar do jeito que achar melhor. Na minha opinião, o dia que o professor passou a matéria é o melhor dia para estudá-la. É a melhor forma de absorver as informações, além de te ajudar a fazer os próximos exercícios que o professor passar. Tire duas horas do seu dia (o que é bem pouco para 24 horas, não é? haha!) para passar o conteúdo. Mas faça com que essas horas rendam. Dê ênfase nas matérias que tem mais dificuldade, mas, mesmo assim, sempre lembre de dar uma olhadinha nas que o conteúdo ainda está "fresquinho" na cabeça! - A regra é a seguinte, estude no período contrário ao que você vai à escola. Exemplo: ESCOLA - Manhã | ESTUDAR - Tarde. 
5. Se divirta estudando
Não me entendam mal, estudar é sim algo sério. Há hora certa para brincar e hora certa para se concentrar. Porém, você pode tornar o estudo um pouco mais prazeroso. Pode procurar exercícios na internet, ver vídeos no YouTube, e até mesmo, estudar em grupo - lembrando que é para estudar...  

Pessoal, é isso... Comentem aqui embaixo outros métodos de estudo que vocês usam, vou adorar saber! 
Espero que tenham gostado!
Beijos,
Sonhos Com Granulado

Nenhum comentário:

Postar um comentário